{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/geral/noticia/2025/1/14/quitacao-de-debitos-eleitorais-podem-ser-feitos-por-pix-boleto-e-cartao-118986.html" }, "headline": "Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão", "image": [ "/media/images/2025/01/14/quitacao-de-debitos-elitorais.jpeg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-01-14", "dateModified": "2025-01-14", "author": { }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Quitação de débitos eleitorais podem ser feitos por Pix, boleto e cartão

Serviço está disponível online e permite regularizar a situação sem a necessidade de ir ao cartório eleitoral

Eleitores com pendências na Justiça Eleitoral já podem quitar seus débitos de forma rápida e prática pela internet. O pagamento de multas por ausência nas eleições ou não comparecimento a trabalhos eleitorais pode ser feito via Pix, boleto bancário ou cartão de crédito, sem a necessidade de deslocamento até um cartório.

A regularização pode ser feita diretamente no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ando a aba “Serviços” e informando o F ou número do título de eleitor. O próprio sistema identifica possíveis débitos e emite a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento. Também é possível realizar o procedimento pelo aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS.

Foto: Divulgação/ TRE-PI
Quitação de débitos eleitorais

As multas variam de 3% a 10% do valor da base de R$ 35,13, podendo ser ajustadas conforme a condição econômica do eleitor. Pagamentos via Pix são registrados de imediato, enquanto os demais métodos podem levar alguns dias para a compensação.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), a regularização da situação eleitoral é essencial para evitar restrições como impedimentos na emissão de aporte, matrícula em instituições públicas, posse em cargo público e participação em concursos.

Por: Gabriely Corrêa

Mais conteúdo sobre:

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI

Veja também