Ministério Público e prefeito de União firmam acordo sobre Fundo da Pessoa Idosa
De acordo com o órgão ministerial, a ação tem como objetivo garantir o desenvolvimento adequado das políticas públicas externas para o amparo da população idosa.
O Ministério Público do Piauí, através do promotor de Justiça Rafael Maia Nogueira, firmou um acordo extrajudicial com o município de União, istrado pelo prefeito Gustavo Medeiros, para a regularização do Fundo de Direitos da Pessoa Idosa.
De acordo com o órgão ministerial, a ação tem como objetivo garantir o desenvolvimento adequado das políticas públicas externas para o amparo da população idosa, e garantir que o município esteja devidamente registrado no Cadastro Nacional de Fundos, sob supervisão do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
Conforme o acordo, o município de União compromete-se a tomar uma série de medidas com prazos específicos para fortalecer o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e implementar o Fundo da Pessoa Idosa de forma adequada. A primeira dessas ações inclui a regularização do Conselho Municipal, que deve garantir uma composição paritária, com 50% de seus membros representando a sociedade civil e os outros 50% compostos por representantes do poder público. O município tem o prazo de 30 dias úteis para concretizar essa medida.
Além disso, entre os compromissos firmados, o município de União também deve dotar o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa com recursos orçamentários suficientes para seu custódio até 30 de junho de 2025. Isso inclui a criação ou reforma de um espaço adequado ao funcionamento de todos os Conselhos Municipais, com infraestrutura mínima, como espaço protegido para reuniões, secretaria e arquivo, além de equipamentos essenciais, como computador com impressora, linha telefônica e móveis adequados para acomodação de conselheiros e participantes.
União
Piauí
Ministério Público
Conselho Municipal de Transporte de Teresina
Idosos
-
MP investiga Bridgestone do Brasil após denúncia de crimes tributários no Piauí
A investigação está a cargo do promotor de justiça Rodrigo Roppi de Oliveira. -
Procon e Ouvidoria realizam quarta edição do projeto Itinerante no Piauí
A ação promove educação para o consumo, atendimento ao cidadão e fortalecimento da rede de proteção ao consumidor -
Piauí decreta estado de emergência zoossanitária para prevenção da gripe aviária
A Medida busca intensificar ações de vigilância e reforçar proteção da avicultura no estado -
Esperantina receberá Sessão Solene da Assembleia Legislativa
A solenidade marca os 190 anos do Legislativo piauiense e reforça interiorização das ações da Alepi -
Motorista morre após caminhão tombar na BR-230 em Barão de Grajaú
O acidente ocorreu no início da manhã e causas ainda estão sob investigação
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir