Semarh zera fila de processos para regularização hídrica no Piauí
De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, o uso de sistemas digitais contribuiu para agilizar a avaliação desses processos.A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) zerou a fila de processos para regularização de recurso hídricos, com a emissão de 315 outorgas. O secretário da pasta, Feliphe Araújo, pontuou que algumas demandas estavam pendentes desde 2024.
De acordo com a Semarh, o uso de sistemas digitais contribuiu para agilizar a avaliação desses processos. “A gestão anterior realizou um excelente trabalho, mas recebemos cerca de 70 novos processos em abril e solucionamos mais de 310, zerando a demanda acumulada e processando um número significativamente maior de solicitações do que as recebidas no mês. Isso representa a resolução de mais de 230 processos paralisados”, disse o gestor.
O diretor de Recursos Hídricos, Felipe Gomes, afirmou que a outorga busca equilibrar o consumo atual de água com a preservação dos recursos hídricos para o futuro.
“Nossa meta era zerar a fila de solicitações até o final de abril, garantindo o o legal e seguro da população à água. A equipe cumpriu a missão estabelecida pelo secretário. A outorga previne a exploração excessiva dos aquíferos e assegura a disponibilidade de água para as futuras gerações”, afirmou.