Sesapi intensifica exames com caminhões da mamografia
A Sesapi destaca que a iniciativa permite às mulheres ar o exame com mais rapidez, facilitando a identificação de possíveis nódulos em estágios iniciais.
A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) intensificou a oferta de exames de mamografia por meio dos Caminhões da Mamografia, alcançando até o dia 24 um total de 2.317 exames realizados. O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.
Rodrigo Martins, diretor da Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Sesapi, ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “Esses resultados oferecem às mulheres a oportunidade de detectar alterações precoces e serem acompanhados por especialistas, possibilitando um tratamento rápido e eficaz. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura”, afirmou.
Dados do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) mostram que, em 2023, o programa acordos 140 casos classificados como Bi-Rads 04 e 21 como Bi-Rads 05, que indicam suspeitas moderadas e alta de malignidade, respectivamente. Em 2024, até setembro, foram registrados 30 diagnósticos Bi-Rads 04 e 8 Bi-Rads 05, evidenciando a relevância da ação itinerante para a detecção precoce e o tratamento imediato do câncer de mama.
A Sesapi destaca que a iniciativa permite às mulheres ar o exame com mais rapidez, facilitando a identificação de possíveis nódulos em estágios iniciais, um fator crucial para o sucesso do tratamento.
“É um serviço importante que percorre o Piauí, oferecendo a centenas de mulheres a oportunidade de realizar o exame mais perto de casa”, afirmou Dirceu Campêlo, superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí
-
Acusado de matar homem a tiros é condenado a 17 anos de prisão em Teresina
Segundo a denúncia do Ministério Público, a vítima foi morta com cinco disparos de arma de fogo em dezembro de 2019. -
Comitê da prefeitura discute sobre metas do Plano da Primeira Infância em Teresina
Esse plano tem vigência até 2032 e foca em ações integradas para promoção da saúde, educação e assistência social. -
Alepi vai discutir sobre casos de feminicídio no Piauí em audiência pública
A audiência foi uma demanda requerida pela presidente da Comissão, deputada Elisângela Moura (PCdoB), e pela colega de bancada Gracinha Mão Santa (Progressistas). -
Esperantina vai testar novo sistema de alerta da Defesa Civil
A ferramenta, que já opera nos estados do Sul e Sudeste, tem lançamento previsto para o dia 7 de junho no Nordeste. -
CIEPI empossa nova diretoria para triênio 2025-2028 em cerimônia nesta terça
O industrial Marcelo Medeiros assume a presidência com foco em inovação, qualificação e interiorização da indústria piauiense.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir