Eleições 2024: segundo turno acontece em 51 municípios no Brasil
Nas cidades com mais de 200 mil participantes, o segundo turno é necessário quando nenhum candidato ou candidata consegue a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno.
No dia 27 de outubro, eleitoras e eleitores de 51 municípios brasileiros, entre eles 15 capitais, voltarão às urnas para o segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que definirá os novos prefeitos e vice-prefeitos.
Conforme resolução do Tribunal Superior Eleitoral, nas cidades com mais de 200 mil participantes, como também é estabelecido na Constituição Federal, o segundo turno é necessário quando nenhum candidato ou candidata consegue a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, ou seja, mais de 50% dos votos excluindo nulos e brancos. Os dois candidatos mais votados disputarão então uma nova rodada eleitoral, e será eleito quem obtiver a maior quantidade de votos válidos.
Além das 15 capitais, os outros 36 municípios que também realizarão o segundo turno incluem cidades como Anápolis (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), Niterói (RJ) e Santos (SP). Municípios com menos de 200 mil candidatos elegem seus prefeitos no primeiro turno, sem a necessidade de uma nova votação, bastando que o candidato mais votado conquiste a maioria simples.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2024
-
MP cobra do prefeito de Redenção do Gurguéia nomeação de aprovados em concurso
O Ministério Público do Piauí estabeleceu um prazo de três dias úteis para apresentação da resposta formal. -
João Pereira defende I para esclarecer rombo bilionário na Prefeitura de Teresina
O parlamentar finalizou reforçando que, neste primeiro momento, o objetivo não é apontar culpados por desvio de recursos, mas compreender onde tem mais déficit. -
Pedro Alcântara apoia criação de I e critica postura do vereador Dudu
Apesar da crítica, o parlamentar disse que apoia a I, porém a atitude de Dudu era “incongruente”. -
Prefeito de Colônia do Piauí vai gastar R$ 11 milhões para construir escola
O contrato de nº 029/2025 foi assinado dia 24 de abril deste ano com a empresa Cecy Construtora Ltda -
Prefeito Dr. Celso Antônio vira alvo do MP por dívida de R$ 690 mil com Agespisa
O débito foi identificado após denúncia sigilosa encaminhada ao órgão ministerial, que apontou indícios de irregularidades no pagamento de faturas de água.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir