Hospital Getúlio Vargas inicia atendimentos oncológicos no Piauí
A primeira paciente é uma idosa de 77 anos que foi diagnosticada com câncer de mama no início deste mês.A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou o primeiro atendimento a uma paciente de Valença do Piauí, que tem 77 anos e foi diagnosticada com câncer de mama. A unidade foi inaugurada na última segunda-feira (19), com 14 leitos, sendo 12 poltronas para quimioterapia.
De acordo com o Governo do Piauí, a paciente atendida recebeu diagnóstico no início deste mês após realizar exame histopatológico, uma análise microscópica de amostras coletadas por biópsia. Ela foi atendida em Picos e encaminhada para o HGV visando realizar tratamento.
A enfermeira Viviane Damasceno explicou que o atendimento foi realizado por meio de agendamento prévio no sistema de regulação. A mulher foi conduzida ao Ambulatório Integrado da Unacon/HGV e ou por uma triagem feita por um enfermeiro e um assistente istrativo. Após avaliação da documentação e exames prévios, a paciente foi direcionada ao oncologista clínico ou ao médico especialista, nos casos de necessidade de realização de cirurgia prévia.
“Fiz a triagem da paciente e encaminhei para um oncologista clínico, que requisitou exames complementares para realização do estadiamento, para direcionar o melhor tratamento. Ao encaminhar a paciente para realização dos exames, já ficou um agendamento prévio de retorno, para voltar com os resultados e só então ser direcionada ao tratamento”, ressalta Viviane Damasceno.
Os pacientes avaliados no próprio HGV, que tenham obtivo diagnóstico de câncer, bem como pessoas de outros hospitais de Teresina e do interior do Estado, podem receber atendimento na unidade. A Unacon/HGV oferece tratamento para câncer de mama, câncer de próstata, câncer de colo de útero, câncer de pulmão e câncer gastrointestinal (esôfago, estômago e cólon e reto).