Secretaria de Saúde faz alerta sobre aumento dos casos de sífilis no Piauí
O Boletim Epidemiológico da Sífilis, referente ao período de de 2019 a 2024, apontou que o Piauí registrou 6.172 notificações de sífilis adquirida.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) está alertando a população sobre o aumento dos casos de sífilis no estado, uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode afetar tanto a saúde dos adultos quanto a do feto durante a gestação.
O Boletim Epidemiológico da Sífilis, referente ao período de de 2019 a 2024, apontou que o Piauí registrou 6.172 notificações de sífilis adquirida, 4.364 em gestantes e 1.731 casos de sífilis congênita nos últimos seis anos.
De acordo com a Sesapi, os dados indicam uma queda nos registros em 2020 devido à pandemia de Covid-19, mas desde então, os casos estão aumentando novamente. Os casos de sífilis em 2020, foram reportados 708 casos adquirida, 781 em gestantes e 253 de sífilis congênita. Até 2024, já são 694 casos de sífilis adquirida, 508 em gestantes e 189 de sífilis congênita, com números ainda não finalizados.
De acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas, que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado.
Karina Amorim, coordenadora de IST da Sesapi, destaca a importância de ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, especialmente em gestantes, para evitar a transmissão da sífilis. O uso de preservativos e a disponibilidade de testes rápidos nos Centros de Testagem e Acolhimento (CTAs) são fundamentais nesse processo.
“O uso do preservativo é a principal forma de prevenção e o teste rápido para diagnóstico está disponível nos Centros de Testagem e Acolhimento (CTAs) do estado. Além disso, a Sesapi chama atenção para a importância do tratamento adequado em gestantes, para prevenir a sífilis congênita”, enfatiza Karina Amorim.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí
-
Hospital Getúlio Vargas inicia atendimentos oncológicos no Piauí
A primeira paciente é uma idosa de 77 anos que foi diagnosticada com câncer de mama no início deste mês. -
Rafael Fonteles entrega ambulâncias equipadas para hospitais estaduais nesta sexta
Os veículos são voltados ao atendimento de pacientes de alto risco e fortalecerão estrutura de emergência em oito municípios -
Prefeitura de Esperantina realizará Dia D da Vacinação contra a Influenza no dia 29
A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e proteger grupos prioritários contra complicações da gripe -
HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes. -
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir