{ "@context": "https://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/piaui/noticia/2025/1/20/museu-dos-povos-indigenas-e-destaque-nos-atrativos-turisticos-do-piaui-119096.html" }, "headline": "Museu dos Povos Indígenas é destaque nos atrativos turísticos do Piauí", "image": [ "/media/images/2025/01/20/museu-dos-povos-indigenas-do-piaui_IDzoDv9.jpg.1200x0_q85_crop-top.webp" ], "datePublished": "2025-01-20", "dateModified": "2025-01-20", "author": [ { "@type": "Person", "name": "Jéssica Borges", "url": "/jornalista/jessica-borges/" } ], "publisher": { "@type": "Organization", "name": "Viagora", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/images/amp_viagora_vermelha.png" } } }

Museu dos Povos Indígenas é destaque nos atrativos turísticos do Piauí

Segundo a Setur Piauí, o museu que foi inaugurado em 2023, tem atraído um público apaixonado por experiências que combinam história e cultura de forma imersiva.

O Governo do Estado, através da Secretaria do Estado do Turismo do Piauí (Setur), com o intuito de resgatar e valorizar as importantes narrativas sobre as raízes e a formação do estado, por meio dos seus atrativos turísticos, vem investindo em espaços voltados para essa dinâmica cultural. Um desses locais é o Museu dos Povos Indígenas do Piauí – Anízia Maria (MUPI), situado na comunidade Nazaré, em Lagoa do São Francisco, a 200 km da capital Teresina.

Segundo a Setur Piauí, o museu que foi inaugurado em 2023, tem atraído um público apaixonado por experiências que combinam história e cultura de forma imersiva. No local, os turistas têm o a um acervo diversificado, com itens de vários povos, incluindo os Tabajara e Tapuio-Itamaraty, que ainda habitam a comunidade Nazaré. Nas galerias do museu, é possível conferir adornos, arte plumária, utensílios domésticos, cerâmicas, brinquedos e muitos outros objetos, que tornam o espaço um verdadeiro resgate da ancestralidade dos povos originários do Piauí.

Foto: Divulgação / Governo do Piauí
Museu dos Povos Indígenas do Piauí

De acordo com a secretaria, o visitante também pode apreciar uma belíssima exposição de imagens que ilustram a vida e as tradições dessas comunidades, oferecendo uma visão profunda e respeitosa de sua cultura e história. Vale ressaltar, que o museu oferece atividades educativas, como oficinas de pintura, produção de maracá, tear e trançado de palha, e visitas guiadas à oca e à casa de farinha.

Conforme a Setur Piauí, o MUPI funciona às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 11h, e às quintas, sextas e sábados, das 14h às 17h.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Secretaria de Estado do Turismo - Setur

Veja também