Municípios se comprometem a erradicar lixões após audiências no Piauí
Segundo o governo, os encontros ocorreram na semana ada, reunindo representantes de 13 municípios piauienses com representantes do MPT, TCE e Semarh
O Governo do Piauí, divulgou resultados significativos com relação as audiências públicas realizadas, como parte do projeto “Zero Lixões: Por um Piauí mais limpo”, para a gestão de resíduos sólidos em todo o estado.
Segundo o governo, os encontros ocorreram na semana ada, reunindo representantes de 13 municípios piauienses com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), onde o foco foram o fechamento dos lixões, na organização dos catadores em cooperativas e na melhoria de suas condições de trabalho. Os gestores municipais presentes se comprometeram publicamente a adotar medidas para erradicar os lixões em seus municípios, seguindo o cronograma apresentado e discutido durante as audiências e, as estratégias para a implementação de sistemas alternativos de manejo de resíduos, incluindo aterros sanitários e sistemas de reciclagem, foram definidas em conjunto, com foco na adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Além disso, os planos de ação para educação ambiental nas comunidades também foram elaborados, visando a redução da produção de resíduos e o aumento do reaproveitamento sustentável.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, acrescentou que a Semarh vai dar e aos municípios. "A Semarh se compromete a promover acompanhamento constante do processo de fechamento dos lixões e implementação dos sistemas de gestão de resíduos. Vamos trabalhar em conjunto para garantir a eficácia das ações e o cumprimento dos prazos estabelecidos, assegurando um futuro mais sustentável para o Piauí”, pontuou.
O procurador do Trabalho, Carlos Henrique Leite, destacou a importância de monitorar o progresso de cada município, buscando entender como estão sendo implementadas as ações para a destinação adequada dos resíduos sólidos e a inclusão produtiva dos catadores.
De acordo com o governo, um ponto crucial destacado durante as audiências foi a separação correta dos resíduos: apenas os rejeitos devem ser destinados aos aterros e, materiais recicláveis que serão separados seletivamente e encaminhados às cooperativas, gerando renda e melhores condições de trabalho para os catadores.
A promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, reforçou o dever público de encerrar os lixões e assegurar a dignidade no trabalho dos catadores, buscando soluções para as dificuldades enfrentadas pelos municípios.
Conforme o Governo do Piauí, o projeto “Zero Lixões” prevê a construção de, pelo menos, sete aterros sanitários e cerca de 40 áreas de transbordo em todo o Piauí, em linha com a PNRS (Lei 12.305/2010), que estabeleceu prazos para a erradicação dos lixões no país. Embora a data limite fosse agosto de 2024, 32 municípios piauienses já encerraram seus lixões. As instituições envolvidas continuarão monitorando a situação dos municípios para garantir a implementação dos compromissos assumidos e a adoção de medidas cabíveis. As audiências públicas demonstram um avanço significativo na busca por um Piauí mais limpo e sustentável, com foco na inclusão social e na dignidade dos trabalhadores da reciclagem.
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização. -
Estádio Lindolfo Monteiro a por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina -
Vendedores da praça de alimentação do Shopping da Cidade reclamam de baixa nas vendas
O espaço reúne pequenos comerciantes que apostam em pratos típicos como ada, sarapatel, dentro outros. -
Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar esposa a facadas em Teresina
O acusado matou a vítima com 22 facadas em 2019 no bairro Socopo, na zona Leste de Teresina. -
Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir