TRE julga as contas do partido Patriota do Piauí como não prestadas
O presidente do PRD no Piauí, vereador Bruno Vilarinho, relatou que esses problemas são decorrentes da fusão entre o Patriota e o PTB, ressaltando ainda que o partido está recorrendo da decisão.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou como não prestadas as contas do Partido Patriota no Piauí, que após a fusão com o Partido Trabalhista Brasileira chama-se “Renovação Democrática”, referente ao exercício financeiro de 2021. A relatora do processo foi a juíza Maria Luíza de Moura Mello e Freitas e a decisão foi proferida nessa segunda-feira (27) de forma unânime e em harmonia com o parecer do Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção e Silva.
A relatora também determinou em seu voto a perda do direito do partido em receber as cotas do Fundo Partidário bem como o Fundo Especial de Financiamento de Campanha até que a agremiação regularize sua situação junto à Justiça Eleitoral,
O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, conduziu a sessão que analisou as referidas contas destacando uma série de irregularidades, com base no parecer técnico conclusivo do Núcleo de Assistência e Apoio às Prestações de Contas do TRE-PI (NAAPC).
Conforme a sentença, as irregularidades elencadas são: ausência de comprovante de remessa da Receita Federal da escrituração contábil digital; bem como a falta de apresentação do parecer técnico da Comissão Executiva do Conselho Fiscal do partido sobre as contas.
Além disso, o partido também não apresentou comprovante de propriedade do imóvel cedido para abrigar a sede da legenda localizada no bairro Dirceu Arcoverde e do demonstrativo de avaliação do referido imóvel.
Segundo o TRE-PI, as contas não constavam a procuração em nome do tesoureiro do partido, Roberto César de Sousa Júnior e a sigla também não justificou ausência de gastos e receitas estimadas decorrentes de serviços advocatícios e contábeis, bem como do comprovante de despesas com funcionários, manutenção da sede do partido como água, energia elétrica, telefone e esgoto.
Os dirigentes do partido foram intimados para sanar as falhas, mas de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, eles permaneceram inertes.
Outro lado
O Viagora procurou o presidente do PRD no Piauí, vereador Bruno Vilarinho, sobre o assunto e ele relatou que esses problemas são decorrentes da fusão entre o Patriota e o PTB. Segundo o dirigente, o partido está recorrendo das decisões e buscando a regularização junto à Justiça Eleitoral.
"Por conta da fusão, a gente absorve todos os problemas do Patriota e do PTB, mas nós já estamos resolvendo e recorrendo dessas decisões. Nós estamos indo atrás e resolvendo para tentar deixar em ordem porque nós vamos suprir todos os problemas das outras siglas, tanto do Patriota como do PTB", afirmou Bruno Vilarinho.
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí - TRE-PI
Patriota Partido político
-
Alepi realizará audiência sobre prevenção do câncer de mama na segunda
O debate, proposto pela deputada estadual Bárbara do Firmino, acontece no âmbito das comissões de Saúde e da Mulher. -
Morre primeira deputada estadual do Piauí, Josefina Ferreira Costa, aos 97 anos
A ex-parlamentar foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e a segunda deputada estadual do Brasil. -
Tatiana Medeiros recebe alta médica e retorna para Quartel da Polícia Militar
A parlamentar estava internada no Hospital da Polícia Militar após ser encontrada desacordada em sua cela no Quartel do Comando Geral da PM na quinta-feira (22). -
ESPERANTINA-PREV divulga prazo para a Prova de Vida 2025
O objetivo é garantir que aposentados e pensionistas tenham tempo de se organizar com tranquilidade, evitando imprevistos e assegurando a continuidade do recebimento dos benefícios. -
Após reportagem do Viagora, promotor investiga contrato do prefeito de Riacho Frio
O prefeito Jabes Lustosa informou que tratou-se de um erro formal e que a própria istração já havia atentado para o erro na publicação e foi corrigido.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir